ICEB – LUTO

PROFESSORA ZITA FLORA DE ALMEIDA

 

16473465_10207946482411675_187142868164922677_n

Desencarnou no dia 20 de abril nossa querida amiga, irmã, expositora do ICEB , Zita Flora de Almeida. Especialista em educação, dedicou toda a sua vida ao ensino. Professora do Estado do Rio com aquela formação antiga, rigorosa, de alta qualidade do Instituto de Educação, foi mestra e diretora de escola, reconhecida como de brilho invulgar.
No meio espírita dedicou-se como excelente trabalhadora do Centro Espírita Bezerra de Menezes, por toda a sua vida, tanto no trabalho mediúnico como nas palestras públicas, que desenvolvia com clareza e profunda amorosidade. Também trouxe para o ICEB sua competência técnica, o espírito de estudo e pesquisa, a fidelidade à Codificação.
Com a simplicidade e a humildade das grandes almas incorporou-se ao Lar Fabiano de Cristo, inicialmente na área de evangelização, ainda nos anos 70 do século passado. Mais tarde passou a ser a gerente de educação do Lar. Elaborou um sistema denominado atualmente de EDUCAÇÃO DO SER INTEGRAL, inicialmente com um foco espírita mas que, hoje, trabalha valores que valem para todas as religiões. A Educação do Ser é tão excelente que, inclusive foi adotada em várias escolas. Foi apresentada à UNESCO que, graças a isso, reconheceu o Lar Fabiano como órgão de educação básica. O modelo foi, inclusive, apresentado em organizações de assistência espírita na Colômbia, no Paraguai e em casas espíritas da Flórida. Depois que se aposentou, continuou como voluntária no Lar onde trabalhou por mais de 40 anos. O material por ela elaborado está catalogado em dezenas de livros com programação que envolve as crianças, os adolescentes, os jovens, os adultos e chega aos idosos. Ultimamente trabalhava em projeto voltado para bebês.
Viajou por todo o Brasil, treinando e capacitando educadores. Era singularmente capaz de unir a melhor técnica com um amor acendrado. Conhecia profundamente o seu ofício e o exercia de maneira exemplar.
Amava a humanidade e, de maneira especial, o nosso Brasil. Escreveu um livro excelente, associado ao meio ambiente, lembrando do querido pantanal mato-grossense: AVENTURAS DE FÉRIAS, despertando a consciência ecológica… com espiritualidade.
Para nós do ICEB foi um privilégio contar com tão excelente trabalhadora. Sua modéstia, sua humildade, seus conhecimentos, seus exemplos, seu amor, permanecerão conosco. Certamente Deolindo Amorim, Jorge Andréa, e os pioneiros da nossa casa, agradecidos, juntamente com Bezerra e Fabiano de Cristo, estarão com ela . Que Jesus a abençoe.