Planejamento Estratégico

O ICEB em cada uma de suas atividades avista a possibilidade de contribuir com o desenvolvimento de pessoas e grupos sociais; a possibilidade de apresentar um ponto novo, outro ângulo de visão, um novo modelo de aprendizado; a possibilidade de questionar, de refletir, de incitar a revisão de comportamentos e atitudes; a possibilidade de motivar o homem moderno a uma reforma de valores.

Dessa forma a direção de evolução almejada pelo ICEB e a sua razão de ser, expressas através de sua visão (em 5 anos) e missão (em 5 anos).

Os valores e princípios basilares do ICEB sediam-se no indivíduo e na sua missão precípua de evoluir. Acredita o ICEB que é preciso ajudar o homem moderno a ter um ideal, a realizar seus sonhos, a alcançar a felicidade. É necessário fazê-lo acreditar que as respostas estão dentro de cada um individualmente e que na busca de realizações não há erros, mas oportunidades de aprendizagem, e para que tudo isso seja efetivo é imprescindível a consciência do todo interconectado.

 

Diante de tais crenças e valores o ICEB tem como objetivos centrais e correlatos:

Quanto ao estudo:

  • Oferecer curso de formação, em nível avançado, de Doutrina Espírita, em todos os seus aspectos e no que ela se relacione com a cultura humana, garantindo a sucessividade e a continuidade do ensino.
  • Oferecer cursos de aprofundamento dos conceitos Kardequianos a partir, sobretudo, da análise da Obra de André Luiz e de Joanna de Angelis.
  • Oferecer cursos básicos, intermediários e avançados de Esperanto, como segunda língua a ser utilizada nas publicações do ICEB.
  • Divulgar, pelos meios disponíveis, súmulas dos cursos oferecidos.

Quanto à pesquisa:

  • Aprofundar estudos por meios próprios e/ou mediante convênios, e criar condições para melhor compreensão de temas relevantes como, por exemplo, evolução, transcomunicação, clonagem, transpessoalidade, diferentes itens da biologia, da medicina, das fronteiras da ciência e sua relação com os postulados espíritas.

Quanto ao nivelamento e a atualização:

  • Oferecer cursos básicos de Doutrina Espírita e de ciências relacionadas com os objetivos centrais, com vistas, a facilitação do alcance de resultados.

Quanto à prestação de serviços ao Movimento Espírita:

    • Oferecer cursos locais e à distância para a melhoria das condições intelectuais e morais e aumento de competências administrativas com vistas à capacitação de recursos humanos para o Movimento Espírita.
    • Oferecer, em nível de apoio social, cursos de complementação de escolaridade e outros, com fim de contribuir, através do serviço ao próximo, para melhoria do ambiente social em que atuamos.