LUTO JORGE ANDRÉA

 

Jorge Andréa dos Santos

 

16473465_10207946482411675_187142868164922677_n

Quando estudamos a questão 918 de O Livro dos Espíritos, identificamos os sinais pelos quais se reconhece num homem o progresso real que deve elevar seu espírito na hierarquia espiritual. Jorge Andréa é um verdadeiro homem de bem porque provou a sua elevação na prática da lei de Deus. Nós que tivemos o privilégio de conviver com ele durante muitos anos, não temos dúvidas sobre a sua vida em estado de caridade, a presença permanente do bem e duvidamos exista alguém que encontre motivos para queixar-se dele. Ele fez aos outros tudo quanto queria que os outros lhe fizessem. Temos claro que ele fez o bem pelo bem, sem esperar recompensa. Bondoso, humanitário, benevolente, à sua volta via somente irmãos, sem quaisquer distinções de raças, de crenças, de posição social, de escolhas. Oficial médico da Aeronáutica, voou pelo Correio Aéreo Nacional, fez-se amigo dos índios, das populações miseráveis da Amazônia, ao tempo em que era admirado pelos companheiros de farda, chefes e subordinados. Indulgente, a ninguém julgava. Estendiaa todos suas mãos para apoiar e oferecia seus ouvidos alertas de psiquiatra, atentos para encontrar bons caminhos, boas palavras, técnicas mas amorosas, para os pacientes. Sua voz doce e calma, o sorriso permanente, o bom humor, a lucidez, a disponibilidade, eram suas marcas que jamais esqueceremos.
Reverenciado pelo movimento espírita do Brasil e do mundo, mantinha a modéstia e a humildade, quase que pedindo desculpas por ser tão especial. Seus livros são referência, aproximando ciência, filosofia e religião talvez de maneira impar no história do Espiritismo. No ICEB, desde os tempos de Deolindo, formou ao lado dos pioneiros e era até aqui remanescente daqueles tempos que lançaram o nosso Instituto como pioneiro em estudos e pesquisas de temas ligados à espiritualidade, sempre sob a óptica da Doutrina Espírita.
Somos agradecidos a Deus pelo privilégio de conviver com ele, com sua sabedoria, sua paciência, seu amor. O Instituto de Cultura Espírita do Brasil é a casa de Deolindo Amorim. Jorge André dos Santos é será sempre nosso Presidente de Honra.

16472996_10207946482451676_8271756389218504193_n